A criança brincante de hoje é o adulto inovador de amanhã

Criar, renovar, pensar fora da caixa, inovar… É cada vez mais comum ouvirmos essas palavrinhas por aí, seja na escola das crianças, no escritório, nos programas de TV ou pelos corredores da empresa, de nossos chefes ou colegas de profissão. Isso porque se, com tantos avanços tecnológicos, o futuro do trabalho é cada vez mais desafiador, uma coisa é certa: a criatividade é algo que fará cada vez mais diferença em um currículo. Profissionais criativos são profissionais que encontram saídas inovadoras para problemas cotidianos, são profissionais mais flexíveis e engajados, são profissionais sempre prontos para criar e ter novas ideias, seja para deixar o dia a dia melhor, para resolver um problema da empresa ou para encontrar caminhos mais fáceis e efetivos de alcançar objetivos e metas.

Mas como fazer de nós, adultos mais criativos?

Simples. Fazendo de nossas crianças, crianças brincantes!

Sim!

A criança brincante de hoje é o adulto inovador de amanhã

“Brincar é uma forma plena de fazer ciência.” – Albert Einstein

É por meio do brincar que as crianças desenvolvem todo seu potencial, descobrem a si mesmas, conhecem o mundo, se aventuram pelo novo, se arriscam, exercitam sua imaginação, trabalham sua sensibilidade e estimulam sua criatividade.

Ou seja, a importância do brincar é imensurável e é quase impossível dissociar esse ato dos pequenos. Os benefícios de uma infância repleta de brincadeiras repercute por toda a vida, tornando a criança brincante de hoje, o adulto inovador e criativo de amanhã.

Saiba quais são as competências do século XXI e como trabalhá-las com os pequenos
Afinal, é na segurança das brincadeiras que os pequenos ganham confiança e coragem para se arriscar e se reinventar, o que gera impactos muito positivos na autoestima e na autoconfiança das crianças e, posteriormente, em sua vida adulta também, seja no âmbito pessoal ou profissional.

“Brincar é o trabalho da infância”
Jean Piaget, um dos mais importantes pesquisadores de educação e pedagogia, já dizia: “Brincar é o trabalho da infância”. Por isso, por mais que os dias de hoje sejam sempre tão cheios e corridos, ou até por isso mesmo, é tão importante que nós, adultos, possibilitemos que as crianças tenham tempo para serem crianças. E mais, que a gente também não deixe de lado a criança que existe em nós. Que, mesmo depois dos anos, das obrigações e das responsabilidades, a gente não desaprenda a olhar para a vida e para o mundo com a leveza da infância. Que a gente se permita brincar, sem que isso precise significar que não levamos as coisas a sério. Muito pelo contrário, brincadeira é coisa muito séria e saber brincar nos ajuda a sermos pessoas, pais e profissionais melhores. Por uma vida mais brincante!

 

Fonte: www.leiturinha.com.br/blog/a-crianca-brincante-de-hoje-e-o-adulto-inovador-de-amanha/?fbclid=IwAR0Oy44huCpu15LONPF-_ucehLJ6VoT7nECEPI3_0Jrg-NTBkwvXSSDqm1Y

Fale Conosco Whatsapp