5 livros que ensinam a lidar com os sentimentos para ler com seu filho

Por aqui você vai encontrar uma seleção de livros para pais e filhos feita a dedo, com muito carinho e cuidado. Para completar, sempre tem uma indicação da nossa colunista que é fera no assunto e comanda a seção no nosso Instagram.

Agora pode chover (Celso Sisto e Anna Cunha | Editora Melhoramentos)
Falar sobre morte com crianças é um daqueles assuntos super delicados. A proposta dessa obra, que conta a história de amor e afeto entre neta e avô, é justamente explicar esse tipo de situações. O livro prova que independente da presença física, os sentimentos e lembranças de quem amamos ultrapassam a vida.

Narizinho Arrebitado – Turma da Mônica (Monteiro Lobato e Maurício de Sousa | Editora Girassol)
Esse lançamento traz a união de dois ícones da literatura brasileira infantil e o resultado não poderia ser melhor. O tamanho do livro até lembra um almanaque da Turma da Mônica, mas no lugar dos quadrinhos, as ilustrações tomam conta das páginas por inteiro. De cara, ainda na capa e entre as assinaturas dos autores, um desenho mistura os olhos pequenos de Maurício com as sobrancelhas grossas de Lobato. Apesar da história seguir os clássicos do Sítio do Pica-pau Amarelo, dessa vez os personagens estão de cara nova. Não tem como não se apaixonar!

Vazio (Anna Llenas | Editora Salamandra)
O livro abre espaço para uma boa conversa sobre solidão e como lidar com o sentimento – que, fica implícito, mas pode ter sido causado por alguma perda, seja a morte, uma doença ou separação. Além da história em si, ele é bem visual, o que combinado com a linguagem simples, aproxima ainda mais o tema e as situações que o cercam. E o que mais impressiona é que a lição que ele passa vale para crianças e adultos.

Vovô Mandela (Zazi, Ziwelene e Zindzi Mandela| Editora V&R)
Dá para acreditar que esse livro foi escrito por bisnetos e uma filha de ninguém mais, ninguém menos do que Nelson Mandela? Pois é. Esse é daqueles exemplares a serem guardados a sete chaves. Escrito a partir das perguntas genuínas dos bisnetos – logo após encontrarem uma foto antiga do avô –, a obra conta passagens da história de Mandela abordando, com linguagem simples e ilustrações lindas (assinadas por Sean Qualls), questões como racismo e apartheid na África. Deu para entender que essa é leitura obrigatória, não é?

DIRETO DO IG TV – POR LUCIANA LOEW @paisefilhosoficial
Os pestes (Roald Dahl | Editora 34)
Às vezes, a gente tem receio de ler para nossos filhos livros que sejam de histórias assustadoras e mostrem a maldade do mundo. Mas, durante uma conversa que tive com o escritor Ilan Brenman, ele contou que ler histórias com personagens como bruxas, lobos e pessoas malvadas serve como uma “vacina literária”. Ou seja, algo que mostra para as crianças, de modo fantasioso, que no mundo existem também coisas e pessoas que não são tão legais. É sobre isso que se trata esse livro aqui do lado, de Roald Dahl. É a história de um casal mau, que vive para sabotar um ao outro e ensina, de uma maneira segura e divertida, que coisas e pessoas ruins existem.

 

Fonte: www.paisefilhos.uol.com.br/familia/5-livros-que-ensinam-a-lidar-com-os-sentimentos-para-ler-com-seu-filho/?fbclid=IwAR07PzgNNH0gLhxfghR2bhE6NOkp6wkO_mvpaCxlWjklS68bAtM4FGWNjQ0

Fale Conosco Whatsapp